terça-feira, 23 de novembro de 2010

Tolerância





Somos uma sociedade constituída de diversos valores, diversas etnias, raças, religiões, um mundo de pessoas diferentes, com opiniões distintas, culturas múltiplas.

A tolerância significa, tolerar, respeitar, é ter a capacidade de aceitar as diferenças, independentemente da sua raça, cor, etnia, religião, estatuto social, sexo, cultura, etc. Só um ser com um coração pequeno e mentalidade limitada será incapaz de aceitar estas diferenças.
A tolerância é o respeito àquilo que é diferente da sua opinião, do seu modo de ser, de pensar e de agir. Uma atitude de intolerância pode levar o ser humano a atitudes discriminatórias e será grande causadora de guerras, mal-entendidos, ódio, egoísmo, preconceitos, discriminação.
Durante a Idade Média milhares de pessoas foram encarceradas, e muitas delas queimadas nas fogueiras pelo crime de ser, pensar ou professar uma fé diferente.
Durante a segunda guerra mundial pelo menos seis milhões de pessoas foram vítimas da matança nazista pelo crime de ser judeu, cigano ou testemunha de Jeová.
A tolerância religiosa e a aceitação da diversidade cultural são elementos fundamentais, básicos, para qualquer povo que se queira dizer civilizado.
É inconcebível, nos dias de hoje, que em algum lugar do mundo, alguém ainda possa ser julgado e condenado por ser ou pensar diferente.
Actualmente, ainda existe muita intolerância, para com o próximo, e será apenas através do respeito mútuo, o respeito pela dignidade humana e acima de tudo o respeito pelos direitos humanos, que poderá levar-nos a uma sociedade verdadeiramente solidária, igualitária. Um desejo comum de todos os seres humanos.
Ser tolerante, não significa, ser mais forte, nem o mais inteligente. Ser tolerante é aquele que tem a capacidade de se adaptar à diversidade de culturas.
É ter a capacidade de aceitar o que é intolerável.


Sem comentários:

Enviar um comentário